Unidade Móvel de Inclusão Digital de cara nova para atender a população
Com o objetivo de possibilitar a inclusão digital e social dos cidadãos de Belo Horizonte sem acesso à Tecnologia da Informação, a Prodabel criou em 2005 o programa BH Digital, que contempla a instalação de Postos de Internet Municipal (PIMs), telecentros e pontos de acesso livre à internet (hotspots) na cidade. Outra ação do programa é a Unidade Móvel de Inclusão Digital que circula nos bairros da capital oferecendo cursos gratuitos de informática básica e acesso à internet para as comunidades locais. Além de promover treinamentos, a carreta apoia programas de democratização da informação como o Orçamento Participativo Digital e o Minha Casa, Minha Vida.
Desde maio do ano passado, a unidade está passando por uma reforma externa, devido a problemas em sua estrutura física e à necessidade de elaboração de um projeto gráfico que esteja de acordo com os pilares do programa BH Digital, entre eles, o acesso à informação, à inclusão social, à capacitação e o recondicionamento de computadores.
Com a reforma, a carreta recebeu uma nova pintura, um novo sistema de eletricidade, cabeamento e 14 notebooks com sistema operacional e aplicativos da Microsoft. Também faz parte da estrutura interna da unidade um servidor, uma impressora e duas televisões.
De acordo com o superintendente de Inclusão Digital da Prodabel, Samir Rodrigues Haddad, a Unidade Móvel possibilita a inclusão social em locais onde não é possível a instalação de centros de inclusão digital fixos. Para Samir, a reforma é importante, pois demonstra a evolução e a modernização do projeto. “A reforma representa uma revitalização da imagem do programa BH Digital”, afirmou.
A previsão é de que a carreta, agora com novo visual, volte a percorrer os bairros da capital mineira em maio.