quarta-feira, 27 de abril de 2011

PBH apresenta projeto que orienta alunos para trabalho

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), apresentou no último Fórum de Diretores, realizado neste mês no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), no bairro Lagoinha, o projeto “3º ciclo: Sujeitos e Práticas” que prevê ações a serem implementadas pelas escolas integrantes da Rede Municipal de Educação. O projeto tem como objetivo garantir a participação consciente dos adolescentes em atividades realizadas nos espaços escolar e comunitário, por meio de ações que, de forma conjunta e progressiva, sejam desenvolvidas e fundamentadas na prática da construção do conhecimento e na orientação para o trabalho.

Para o primeiro semestre de 2011, as escolas poderão se inscrever em três ações: Jornada Literária, Festival Esportivo Estudantil e Feira e Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia (veja mais detalhes sobre essas ações em um box nesta página). As ações, que visam promover o protagonismo juvenil, a implementação das proposições curriculares e a otimização dos processos avaliativos da escola, serão organizadas em duas etapas, a escolar, realizada de maio a setembro, e a municipal, que acontecerá nos meses de outubro e novembro. Os melhores trabalhos resultantes das ações promovidas pelas escolas serão premiados conforme o regulamento. Na etapa escolar a premiação ficará a cargo da escola e, na etapa municipal, por conta da Secretaria Municipal de Educação (Smed). As escolas interessadas poderão participar de uma, duas ou das três ações propostas. Para isso, deverão fazer a sua inscrição prévia até o dia 13 de maio, pela intranet da Smed.

Além das três ações propostas inicialmente, o projeto ainda contempla mais duas ações. A primeira é a “Formação do Professor”, rede mensal de formação de todos os professores e coordenadores do terceiro ciclo de cada região da cidade. Além disso, o projeto também vai contar com a implementação das “Proposições Curriculares para o 3º ciclo”. Entre fevereiro e março foi construído em conjunto com os professores o planejamento para 2011 tendo como base as proposições curriculares. Os professores planejaram seu trabalho estabelecendo competências, habilidades, conteúdos e metodologias a serem utilizadas no trabalho com os estudantes do terceiro ciclo no decorrer do ano letivo.

Secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo destacou a importância do projeto, que pretende contar com a participação de todos os alunos. “Nosso objetivo é fomentar ações nas escolas que possibilitem a participação e o envolvimento dos estudantes no aprendizado. Além disso, temos a expectativa de que o projeto possa mobilizar toda a comunidade na construção de uma escola que cumpra cada vez mais a função de produzir conhecimento com qualidade”, afirmou.

Oportunidade

Dagmá Brandão, gerente de Coordenação da Política de Formação da Smed, falou sobre o trabalho feito pelos alunos e professores das escolas municipais, em conjunto com a comunidade escolar, que será o resultado da realização do projeto. “O projeto é uma oportunidade para que estudantes, professores e a comunidade escolar possam juntos desenvolver práticas pedagógicas em que todos sejam sujeitos da ação e do conhecimento. Foram iniciadas neste primeiro semestre três ações e para o segundo semestre ainda teremos a Gincana Escolar e a Gincana da Matemática”, contou.

Principais ações do projeto

Jornada Literária: A Jornada Literária propõe a produção de um livro, fruto do trabalho com oficinas de produção de textos literários, além de atividades culturais variadas, como saraus, encontros com escritores, encenações teatrais e contações de histórias. Na 1ª Jornada Literária, a oficina a ser trabalhada terá como tema “Histórias de Ruas”. Os estudantes irão produzir uma pequena história baseada nas impressões sobre a rua onde vivem, realizando um mapa literário de seu cotidiano.

Festival Esportivo e Estudantil: Na perspectiva da promoção do protagonismo juvenil previsto no projeto, o festival é um evento que deverá ser organizado pelos estudantes, sob orientação dos professores, com atividades que visem contribuir para o desenvolvimento de capacidades previstas nas proposições curriculares da Rede Municipal de Educação. Para a realização do festival, devem ser promovidas atividades culturais, artísticas, esportivas, recreativas ou de lazer.

Feira e Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia: O desenvolvimento de feiras e mostras de Ciência, Cultura e Tecnologia também tem como foco o protagonismo dos estudantes no seu processo de formação, por meio do desenvolvimento de projetos, pesquisa, uso da tecnologia, solução de desafios gerados por problemas práticos e valorização da cultura local. As atividades devem ter o objetivo de criar oportunidades diferenciadas e fomentar aprendizagens das diversas disciplinas curriculares que integram as áreas de Ciências Naturais e Humanas, de acordo com a proposta curricular da instituição.