O Seminário da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, que acontece desde segunda-feira, dia 11, no Hotel Caesar Business, no bairro Belvedere, teve como tema ontem Fan Fests. Foram discutidas questões como a estratégia global, os aspectos de organização e planejamento das International Fifa Fan Fests, locais onde são transmitidos os jogos ao vivo, em locais públicos, com praças de alimentação, shows e outras atrações. As Fan Fests ocorreram pela primeira vez na Copa do Japão e da Coreia do Sul, em 2002, e durante a Copa da África, em 2010, o evento foi realizado em cidades dos cinco continentes, inclusive no Rio de Janeiro. Com a popularização e o sucesso do evento, passou a ser uma obrigação das cidades-sede a realização das Fan Fests. Entre os assuntos debatidos durante o seminário, o planejamento das Fan Fests estava em pauta.
O evento contou com a presença do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, do diretor de Marketing da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Thierry Weil, do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, do presidente do Comitê Executivo Municipal da Copa do Mundo Fifa 2014, Tiago Lacerda, e do secretário estadual extraordinário da Copa do Mundo da Fifa, Sérgio Barroso, entre outras autoridades.
O seminário começou na segunda-feira, dia 11, quando responsáveis pelo setor de comunicação da Fifa, do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa, do Governo Federal e das 12 cidades que sediarão os jogos da competição abordaram assuntos relacionados à transmissão das partidas. “Nosso objetivo é trocar informações e alinhar as atividades, seja com os governos Federal e Estadual, ou com os comitês da Copa do Mundo e da Fifa. O Mundial é uma grande oportunidade de mostrarmos o envolvimento da população com o evento e, principalmente, a forma como sabemos receber bem as pessoas em nossa cidade”, disse o prefeito Marcio Lacerda. Os locais da cidade e, eventualmente, do estado que receberão as Fan Fests ainda serão definidos.
De acordo com o presidente do Comitê Executivo Municipal, Tiago Lacerda, esse é um excelente momento para que a população possa abraçar essa causa e aproveitar a Copa do Mundo de 2014 para melhorar o respeito às posturas urbanas como o lixo na rua, pichações e a cultura de assentos marcados nos espetáculos de futebol.
“Quando se trata de Fan Fest, nada mais agradável que o Brasil. Alegria, festa, ânimo e disposição coincidem com a personalidade de todos nós, brasileiros. A Fifa pode ficar tranquila porque o governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte trabalham para que sejam cumpridas de maneira rigorosa e criteriosa todas suas exigências”, analisou o governador Antônio Anastasia.
Fonte : PBH