Começa na segunda-feira, dia 25, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe para a população de 60 anos ou mais. Neste ano, além dos idosos, serão vacinadas também as crianças de seis meses a 23 meses, as gestantes, os trabalhadores de saúde e a população indígena. O público-alvo deve procurar um dos 147 centros de saúde da capital.
A grande novidade em 2011 é que uma única dose da vacina assegura a proteção das pessoas contra a gripe sazonal e a influenza A H1N1. Até o dia 13 de maio, quando a campanha será encerrada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) espera imunizar 387.785 pessoas. Só não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo.
As crianças menores de nove anos, ao receberem a vacina pela primeira vez, deverão tomar a vacina em duas doses, respeitando um intervalo de 30 dias entre uma dose e outra. Durante a campanha, serão contratados 114 auxiliares de enfermagem e dois enfermeiros para reforçarem as equipes da sala de vacina das unidades de saúde. O objetivo da campanha é reduzir a morbimortalidade (internações e óbitos) pelas complicações advindas do vírus influenza (pneumonias, broncopneumonias,
PBH