terça-feira, 29 de março de 2011

Dilma lança a Rede Cegonha em BH

Com a presença do prefeito Marcio Lacerda, a presidente Dilma Rousseff lançou em Belo Horizonte o Programa Nacional Rede Cegonha, voltado para o acompanhamento médico da gestante desde o exame de confirmação da gravidez até os dois primeiros anos de vida do bebê. Até 2014, serão destinados R$ 9,3 bilhões do orçamento do Ministério da Saúde para a construção de hospitais, reformas, investimento em tecnologia, cobertura de exames e pagamento de pessoal. A escolha da capital mineira para sediar o evento se deve ao fato de que muitos avanços na área da saúde ocorreram em Minas Gerais. “Eu começo por aqui, porque este Estado tem a característica de ser o coração do Brasil. E quando se lança um programa em Minas Gerais vira um exemplo para o país”, garantiu Dilma Rousseff. A solenidade de lançamento do Rede Cegonha foi realizada no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro) e contou também com a participação do secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, dos ministros de Estado da Saúde e da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Alexandre Padilha e Fernando Pimentel, da ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, do artista plástico Romero Brito e de várias outras autoridades.

“Essa delicadeza especial à saúde da mulher e da criança demonstra a sensibilidade social do atual governo. É motivo de muito orgulho para Belo Horizonte ser o palco do lançamento dessa campanha que beneficia milhões de brasileiros”, disse o prefeito Marcio Lacerda, que ressaltou o fato de a capital mineira e a Região Metropolitana terem recebido importantes obras do Governo Federal. “Temos, a cada instante, a certeza de que podemos contar com a ampliação dessa parceria nos vários projetos que ainda terão pela frente”, reiterou.

Dilma Rousseff disse que a Rede Cegonha vai garantir um parto humanizado para a mãe e um acolhimento para o bebê, oferecendo prioridade nos hospitais e laboratórios e acompanhamento psicológico aos pais. “A gente sabe que faz diferença uma mulher chegar na maternidade e ter um tratamento humano e saber que lá ela não vai ser levada a fazer cesariana porque cesariana paga mais. Ela vai fazer parto normal porque é melhor para a criança”, disse. De acordo com o governador Antonio Anastasia, o governo do Estado será um parceiro fiel do governo federal e dos municípios. “Neste programa, todas as pessoas poderão usufruir daquilo que é dever dos governantes de prestar um serviço público de qualidade. Há uma preocupação ainda maior com a gestante, que merece de fato uma atenção ainda mais especial”, afirmou. Durante o evento, o artista plástico Romero Brito assinou o termo de doação de dez obras ao Rede Cegonha para uma exposição itinerante.